FacebookPixel
Notícias
O que deve saber sobre o mercado imobiliário
Notícias
Voltar \ Como isolar o interior da casa? Descubra as nossas dicas!

Como isolar o interior da casa? Descubra as nossas dicas!

10 set 2021
Como isolar o interior da casa? Descubra as nossas dicas!
O isolamento permite manter a temperatura da casa por muito tempo, tanto no verão como no inverno, não deixando, assim, o calor e o frio do exterior penetrar o edifício. Assim, quando uma casa é bem isolada, o ambiente torna-se mais confortável e saudável. Para ajudar neste processo, o Grupo Prummo selecionou as melhores soluções para isolar a sua casa partindo do interior.

Vantagens de um bom isolamento

 

Um bom isolamento de espaços interiores é essencial. Um ambiente com temperatura agradável e uma percentagem ideal de humidade faz com que as pessoas se sintam bem de dia e de noite.

 

Outro aspecto muito importante a considerar é a possibilidade de economiar na conta da luz. Como há menos perda de energia graças ao bom isolamento, o aquecimento ou o ar condicionado não precisam ser ligados com a mesma frequência.

 

Isolar o interior da casa. Quais as opções?

 

O isolamento interno da casa é uma solução simples, rápida e económica em comparação com as obras realizadas no exterior da casa. Por exemplo, trabalhar no interior não requer andaimes.

 

Contra-paredes isolantes

 

A utilização de contra-paredes isolantes com estrutura metálica é um dos sistemas a serem avaliados para o isolamento doméstico. A intervenção consiste na confeção de contra-paredes internas em gesso cartonado com adição de materiais isolantes, geralmente em painéis, que são inseridos no espaço formado pela estrutura. Este tipo de solução permite isolar uma parede virada a norte - e, portanto, particularmente fria - de uma forma muito simples e rápida. A vantagem é poder pintar ou cobrir a parede de forma a integrá-la perfeitamente no ambiente.

 

Revestimento térmico interno

 

À semelhança do revestimento térmico externo, o revestimento térmico interno prevê a instalação de painéis em material isolante diretamente na parede. Os painéis usados ​​podem ser de diferentes tipos, existindo produtos naturais (como a cortiça ou a lã de rocha) ou produtos sintéticos (como o poliestireno ou o poliestireno) que se fixam na parede interna.

 

No caso de soluções como os painéis de cortiça, pode optar por deixá-los à vista dado que têm um aspeto decorativo. Já nos restantes produtos, pode revestir os painéis com um acabamento. A espessura dos produtos utilizados afeta muito o efeito isolante. Por isso, é boa ideia consultar profissionais especializados nesta área para escolher as soluções mais eficazes.

 

Adição de material isolante nas cavidades

 

A insuflação de material isolante nas cavidades vazias das paredes é outra técnica a ser avaliada para obter o isolamento térmico no interior da casa. A intervenção envolve a criação de orifícios nas paredes internas ou externas até atingir a cavidade na qual é inserido o isolamento em forma de granulado ou espuma. 

 

A principal vantagem desta solução é que nenhuma espessura é adicionada à parede e a intervenção é praticamente invisível.

Veja Também