Notícias
O que deve saber sobre o mercado imobiliário
Notícias
Voltar \ Este ano há 114 autarquias a dar “brinde” no IRS

Este ano há 114 autarquias a dar “brinde” no IRS

02 abr 2018
Este ano há 114 autarquias a dar “brinde” no IRS
O sítio onde se mora tem implicações no IRS. Este ano quem viver num dos 114 concelhos do país que dão desconto fiscal vai pagar menos imposto do que quem viver no município vizinho.

Na campanha de entrega do IRS, que arrancou este domingo, há 114 autarquias portuguesas que vão dar benefícios fiscais em sede de Imposto sobre o Rendimento de pessoas Singulares (IRS), escreve o “Jornal de Negócios” na edição desta segunda-feira, 2 de abril.

Os concelhos em causa oferecem uma dedução à coleta a quem neles reside, reduzindo a fatura a pagar ou aumentando o valor do reembolso do imposto. Entre os descontos disponíveis, 30 municípios devolvem 1% do IRS aos moradores e outrass 19 autarquias optam por um desconto de 5%.

 
 

O número de aderentes tem aumentado desde 2008/2009, quando o mecanismo foi criado e se registavam apenas 44 autarquias. No ano corrente, assinalam-se mais dez do que em 2016/2017, segundo os dados da Autoridade Tributária e Aduaneira.

De acordo com o diário de economia, os concelhos de Lisboa, Cascais, Porto, Coimbra e Alcochete lideram a tabela de IRS liquidado por contribuinte (onde, em média, se declara mais rendimentos).


Veja Também