FacebookPixel
Notícias
O que deve saber sobre o mercado imobiliário
Notícias
Voltar \ EXPLORE PORTO: A nova plataforma que permite explorar a cidade Invicta em tempo real

EXPLORE PORTO: A nova plataforma que permite explorar a cidade Invicta em tempo real

28 jun 2021
EXPLORE PORTO: A nova plataforma que permite explorar a cidade Invicta em tempo real
O município do Porto lançou uma nova aplicação web que permite explorar a cidade em tempo real. Explore.porto.pt disponibiliza informação útil sobre mobilidade e pontos de interesse, e recorre a cerca de mil dispositivos de sinalização espalhados pela cidade – os pontos/beacons azuis.

A plataforma, que ficou disponível no período de confinamento, já registou, desde então, mais de 16 mil utilizadores.

 

Em contínua evolução, disponibiliza sugestões de itinerário e detalhes sobre os pontos de interesse da cidade, como a descrição, a história, a morada, os horários e outras informações atuais relevantes. Além disso, informa também o utilizador sobre pontos de interesse perto da sua localização e sobre alterações temporárias ao normal funcionamento das rotas dos transportes públicos. É também possível salvar as rotas ou pontos de interesse favoritos. Qualquer cidadão pode aceder a esta plataforma instantaneamente, através de um smartphone.

 

Esta é uma forma de ajudar os munícipes e turistas a explorar a cidade ou a planear deslocações, e de promover a utilização dos transportes públicos e a diversificação do turismo. O projecto procura também envolver a população portuense, sendo que os próprios cidadãos podem, através do website, dar a sua opinião e propor novos avanços e novas informações.

 

A plataforma será também aberta ao ecossistema de empreendedores, sendo que está a ser desenvolvido, em conjunto com parceiros, um modelo para a disponibilização de dados em formato open data e um modelo que permita o desenvolvimento de novos módulos e funcionalidades.

 

Este novo serviço foi desenvolvido pela Porto Digital, em parceria com a cidade de Helsínquia, e resulta de investimento do município. Além de contar com o co-financiamento do Turismo de Portugal, o Projeto tem também com o apoio da STCP, do Metro do Porto e da Associação de Turismo do Porto, bem como de fundos de vários projectos europeus, nos quais a Porto Digital tem participado.

 

Segundo a autarquia, a cidade está a posicionar-se no processo de transição digital e este é mais um passo em direcção à valorização do papel das cidades enquanto agregadoras de informação e dos serviços públicos digitais. O objectivo passa por garantir o acesso a serviços inovadores, o que se tem revelado uma tendência noutras grandes cidades europeias, como Helsínquia, Barcelona, Amesterdão ou Antuérpia – cidades com as quais o Porto tem estabelecido parcerias.

 

Fonte: www.smart-cities.pt


 
Veja Também