Notícias
O que deve saber sobre o mercado imobiliário
Notícias
Voltar \ Sabes todos (mas todos) os impostos que te tocam pagar?

Sabes todos (mas todos) os impostos que te tocam pagar?

11 out 2016
Sabes todos (mas todos) os impostos que te tocam pagar?
Geral, Imobiliário, Grupo PRUMMO
Portugal está no topo da lista dos países da União Europeia (UE) onde se pagam mais impostos, ao mesmo tempo que os níveis de literacia financeira nacional caminham em sentido contrário. Com a discussão do Orçamento do Estado para 2017 à porta e o Governo a ser pressionado pelas entidades internacionais para aumentar a austeridade e os impostos, apresentamos-te um guia para te ajudar a saberes bem todas as tuas atuais obrigações fiscais.

Portugal está no topo da lista dos países da União Europeia (UE) onde se pagam mais impostos, ao mesmo tempo que os níveis de literacia financeira nacional caminham em sentido contrário. Com a discussão do Orçamento do Estado para 2017 à porta e o Governo a ser pressionado pelas entidades internacionais paraaumentar a austeridade e os impostos, apresentamos-te um guia para te ajudar a saberes bem todas as tuas atuais obrigações fiscais.

O infográfico, preparado pela plataforma ComparaJá.pt para o idealista/news, mostra-te de forma simples e resumida todos os impostos que estão a ser cobrados em Portugal.

De recordar que existem dois tipo de impostos pagos pelos contribuintes: diretos e indiretos. Os primeiros incidem sobre o rendimento dos cidadãos ou das empresas e são progressivos – isto é, os contribuintes com mais rendimentos, pagam mais impostos. Exemplos de impostos diretos são o IRS e IMI.

Por outro lado, os impostos indiretos são aplicados sobre os preços de bens e serviços, transformando a taxa aplicável consoante o tipo de produto. O IVA é o imposto indireto mais conhecido e muito discutido na Assembleia da República (AR). 

Veja Também